domingo, 24 de outubro de 2010

Benefícios da Presença de Deus - Pr. J. Jacó Vieira

Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado. Salmos 16:8 NVI. Quando vivemos na presença de Deus vemos claramente os seguintes benefícios:

Primeiro benefício: A nossa visão se alarga! Passamos a olhar para os acontecimentos da vida sob a ótica de Deus. A nossa visão se alarga e passamos a perceber Deus entrelaçado em nossa existência. Nossos olhos percebem que o nosso Deus não está distante. Passamos a ver a vida pela forma que Deus vê!

Segundo benefício: O nosso foco muda! A presença divina coloca o foco do nosso olhar na pessoa de Deus. Tiramos nossos pensamentos de nossas limitações, de nossas dores, e passamos a meditar na sublimidade de Deus. O nosso foco passa a ser a pessoa Deus! A nossa reflexão focada em Deus coloca nossas lutas na perspectiva correta! Nossas adversidades passam a ser avaliadas segundo o poder de Deus e não segundo nossas limitações! O foco em Deus muda a dimensão da nossa vida! Saímos da dimensão do possível e passamos a viver na dimensão do impossível.

Terceiro benefício: A nossa atitude muda! A certeza da presença de Deus nos leva a olhar para a vida com a expectativa de que, uma vez que temos Deus envolvido em nosso dia a dia, cada momento transforma-se em possibilidade de um milagre – de uma manifestação sobrenatural. Nossa atitude de pessimismo passa para uma atitude de expectativa de um feito grandioso de Deus. Passamos a olhar para a vida com os olhos de quem sabe que um milagre divino está acontecendo agora!

Quarto benefício: O nosso potencial cresce! A segurança de que Deus está conosco nos leva a ouvi-lo através da sua Palavra. Passamos a olhar a Bíblia como voz de Deus. Nossa comunicação com Deus através da oração e da Palavra nos faz pessoas com mais discernimento e sabedoria. O salmista afirmou no Salmo 119.99: ”Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, pois medito nos teus testemunhos. Tenho mais entendimento que os anciãos, pois obedeço aos teus preceitos”. Este texto deixa claro três evidências do crescimento do nosso potencial:

O meu discernimento aumenta, a minha sabedoria cresce e a minha capacidade de escolher corretamente aumenta!

Quinto benefício: A nossa gratidão aumenta! Quando andamos com Deus, quando caminhamos na sua presença, isto nos capacita a ver a vida como um dom divino. Paramos de pensar na vida em termos de “sorte” ou “coincidências” e começamos a ver a vida em termos da generosa mão de Deus agindo por nós. Nosso coração é invadido pelo senso de dívida para com Deus – nosso coração é tomado pela atitude de gratidão. Em Tiago 1.17 está registrado como uma pessoa que anda com Deus vê a vida: “Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão”. Uma pessoa que anda com Deus é cheia de gratidão!

Sexto benefício: As nossas bênçãos se multiplicam! Quando vivemos cada momento na presença de Deus, começamos a experimentar as bênçãos que antes ignorávamos. Nossos olhos se abrem e passamos a ver com mais intensidade os feitos de Deus a nosso favor, mas não só isto; Passamos a ser benção para aqueles que estão ao nosso lado. Andar na presença de Deus multiplica as nossas bênçãos e nos faz bênçãos aos demais!

“Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença [...]. [...] Abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção. Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra”. Gênesis 12.1-3; 17:1

Pr. J. Jacó Vieira - Presidente da CONIM