domingo, 30 de outubro de 2011

HÁ BÊNÇÃO NA PANELA! - Mensagem 30/10/2011


2 Rs. 4:38-41 (ARC)

38 E voltando Eliseu a Gilgal, havia fome naquela terra; e os filhos dos profetas estavam assentados na sua presença; e disse ao seu moço: Põe a panela grande ao lume e faze um caldo de ervas para os filhos dos profetas.
39 Então, um saiu ao campo a apanhar ervas, e achou uma parra brava, e colheu dela a sua capa cheia de coloquíntidas; e veio e as cortou na panela do caldo; porque as não conheciam.
40 Assim, tiraram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela. Não puderam comer.
41 Porém ele disse: Trazei, pois, farinha. E deitou-a na panela e disse: Tirai de comer para o povo. Então, não havia mal nenhum na panela.

I - Esteja onde a bênção está!

2 Rs. 4:38 (ARC) - E voltando Eliseu a Gilgal, havia fome naquela terra; e os filhos dos profetas estavam assentados na sua presença...

2 Rs. 2:2 (ARC) - E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que te não deixarei. E assim foram a Betel.

Sl. 73:28 (NVI) - Mas, para mim, bom é estar perto de Deus; fiz do Soberano Senhor o meu refúgio; proclamarei todos os teus feitos.

Havia fome na terra. E neste momento os filhos dos profetas, discípulos dos profetas, estavam aos pés do profeta. 
Fique sempre perto de homens de Deus, não deixe de estar perto deles. São homens que podem lhe ensinar, lhe direcionar, lhe ajudar em oração, edificar sua vida através da Palavra de Deus. 
Mas mais do que isso: fique sempre perto de Deus!

II – A sua fé determina o tamanho da bênção!

2 Rs. 4:38 (ARC) - ... e disse ao seu moço: Põe a panela grande ao lume e faze um caldo de ervas para os filhos dos profetas.

2 Rs. 13:15-19 (NVI) - E Eliseu lhe disse: "Traga um arco e algumas flechas"; e ele assim fez.  "Pegue o arco em suas mãos", disse ao rei de Israel. Quando pegou, Eliseu pôs suas mãos sobre as mãos do rei e lhe disse para abrir a janela que dava para o leste e atirar. O rei o fez, então Eliseu declarou: "Esta é a flecha da vitória do Senhor, a flecha da vitória sobre a Síria! Você destruirá totalmente os arameus, em Afeque". Em seguida Eliseu mandou o rei pegar as flechas e golpear o chão. Ele golpeou o chão três vezes e parou. O homem de Deus ficou irado com ele e disse: "Você deveria ter golpeado o chão cinco ou seis vezes; então iria derrotar a Síria e a destruiria completamente. Mas agora você a derrotará somente três vezes"
Determine o tamanho da sua bênção através da sua fé. Coloque a panela GRANDE no fogo! Atire cinco ou seis flechas da vitória do Senhor! Não limite sua bênção.

III – Há um tempo de preparo para sua bênção!

2 Rs. 4:38 (ARC) - ... e disse ao seu moço: Põe a panela grande ao lume e faze um caldo de ervas para os filhos dos profetas.

CALDO = Alimento líquido resultante do cozimento de carne e/ou legumes em água.


1 Pe. 1:7 (NVI) - Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.

No preparo da sua bênção há um tempo de cozimento, de refinação da sua fé pelo fogo que resultará em louvor, glória e honra. Pode não parecer, mas todas as coisas contribuem para o estabelecimento da sua bênção.

Rm. 8:28 (ARC) - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.

IV – Esteja atento: podem acabar com  sua bênção e com sua vida!


2 Rs. 4:39 (ARC) - Então, um saiu ao campo a apanhar ervas, e achou uma parra brava, e colheu dela a sua capa cheia de coloquíntidas; e veio e as cortou na panela do caldo; porque as não conheciam.

Coloquíntida é um veneno. Um dos filhos dos profetas colheu e colocou veneno na comida que estava sendo preparada. O que seria bênção, pois havia fome naquele lugar, passou a ser morte.
Por desconhecimento, ignorância, descuido, sua bênção e sua vida pode ser consumida num piscar de olhos. cuide disso! Fique atento!

1 Pe. 5:8 (NTLH) - Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar.

V – Jesus restaura sua bênção e sua vida!

2 Rs. 4:41 (ARC) - Porém ele disse: Trazei, pois, farinha. E deitou-a na panela e disse: Tirai de comer para o povo. Então, não havia mal nenhum na panela.

Que alimento tradicional é preparado com farinha?
FARINHA -> PÃO

A farinha é o ingrediente principal para a preparação do pão. A farinha é essencial para se ter pão.

E a Palavra de Deus afirma que Jesus é o Pão da Vida.

Jo. 6:32-35 (ARC) - Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo que Moisés não vos deu o pão do céu, mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão. E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede.

A essência do pão foi colocada na panela para aniquilar a morte que havia dentro dela. Jesus é o pão que traz a vida. Jesus restaura sua vida e sua bênção!

Mt. 13:33 (ARC) - Outra parábola lhes disse: O Reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado.

FERMENTAÇÃO = Transformação química devida à presença de um fermento. Efervescência gasosa derivada dessa transformação. Fig. Agitação, movimento, efervescência de ânimos.

O fermento na Bíblia geralmente é usado como algo que não é bom. Neste caso o fermento tem outra conotação. É citado por Jesus como algo que foi colocado nas três medidas de farinha para levedar a massa e fazê-la crescer. Ao colocar o fermento na massa, acontece uma transformação química. 

Mas em Atos vemos algo que vem sobre nossas vidas e gera, não uma transformação química, mas uma transformação espiritual!

At. 1:8 (ARA) - Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

At. 2:14-20 (NVI) - Então Pedro levantou-se com os Onze e, em alta voz, dirigiu-se à multidão: "Homens da Judéia e todos os que vivem em Jerusalém, deixem-me explicar-lhes isto! Ouçam com atenção: estes homens não estão bêbados, como vocês supõem. Ainda são nove horas da manhã! Pelo contrário, isto é o que foi predito pelo profeta Joel: ‘Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão. Mostrarei maravilhas em cima no céu e sinais em baixo, na terra, sangue, fogo e nuvens de fumaça. O sol se tornará em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor. E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo!’

Coloque esta farinha na sua vida e conquiste a restauração da sua bênção, da sua vida. Receba o Pão da Vida!
Receba este fermento na sua vida! Abra-se para a obra do Espírito Santo. Sinta esta transformação espiritual, este poder em sua vida!

Por Elzo Bertaze Junior.