domingo, 29 de janeiro de 2012

Não tente entender, apenas creia!

Muitas vez tentamos entender o que Deus faz em nossas vidas, tentamos entender a forma com que Deus aje. Nós entregamos nossos caminhos, nossos problemas a Deus, mas queremos continuar no controle, dando uma “forcinha” prá Deus. Queremos opinar na forma em que Ele deve agir.

Mas, se cremos no poder e no agir de Deus, temos que descansar Nele. Não podemos ficar tentando entender o que Ele está fazendo. Devemos tão somente crer! É mais ou menos como nesta figura. Acredite! É um cachorro!

Texto: Lucas 1:26-41;56-57 (ARC)

E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras e considerava que saudação seria esta. Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus, e eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim. E disse Maria ao anjo: Como se fará isso, visto que não conheço varão? E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril. Porque para Deus nada é impossível. Disse, então, Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela. E naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá, e entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel.

E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo... E Maria ficou com ela quase três meses e depois voltou para sua casa. E completou-se para Isabel o tempo de dar à luz, e teve um filho.

I. DEUS NEM SEMPRE AGE DA FORMA QUE IMAGINAMOS!

Todos temos sonhos que transformamos em objetivos de vida. Mais do que isso, buscamos alcançá-los traçando todo um caminho, fazendo projetos e desenhando planos que imaginamos serem ideais, quase perfeitos. Maria com certeza tinha seus sonhos. Toda mulher sonha com um casamento ideal, vestido branco, véu e grinalda, festa, gente bonita... e depois casa arrumada, móveis bonitos... e mais tarde... filhos, educação dos filhos, escola, formação dos filhos... Mas não foi assim que aconteceu com Maria! Isso porque seria a mãe do Messias. Maria estava prometida em casamento a José, quando o anjo Gabriel apareceu a ela e lhe disse que ficaria grávida.

Lc. 1:26,27 (NVI): ... Deus enviou o anjo Gabriel... a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José...

Mas Deus muda nossos planos! As coisas nem sempre acontecem da forma que imaginamos e nem na proporção que projetamos!

Lc. 1:31 (NVI): Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus.

Será que não passou pela cabeça de Maria: “Como assim? Nem casei. E meu vestido de noiva? E a festa? Grávida antes de casar? E sem ter relações com meu marido? Aliás, que marido, se nem casei com ele? O que dirão de mim?”

O anjo fala de uma gravidez “diferente”, algo difícil de aceitar e, por outro lado, fala de um filho que será grande, filho do Altíssimo, que reinará para sempre e seu reino não terá fim. Ser mãe de Jesus! Que honra, mas que preço! Que forma inusitada! Deus nem sempre aje da forma que imaginamos!

Lc. 1:32,33 (NVI): Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim".

E José, como fica nesta história? Do que lhe chamariam?

Mt. 1:18-20 (NVI): Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente. Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: "José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo.

José... que homem de bem! Pretendia anular secretamente o casamento para não expor Maria. Mas Deus não permitiu! E que obediência! Foi um sonho em que o anjo lhe ordenou tudo isso. E José obedeceu. Ele conhecia o Deus que servia e entendeu a missão que estava lhe sendo incumbida.

Podemos planejar nosso caminho, mas, quando deixamos tudo nas mãos de Deus, Ele determina nossos passos.

Pv. 16:9 (NVI): Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.
 

E os planos Dele são melhores que os nossos, com certeza!

Jr. 29:11 (NVI): Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.
II. DEUS NEM SEMPRE DÁ DETALHES DE COMO VAI AGIR!


Temos a tendência de querer saber os detalhes de como as coisas acontecerão. Deus cuida dos detalhes, mas não quer que nos preocupemos com eles. Com Maria não foi diferente. Ela quis saber do anjo como tudo aconteceria. Vejamos sua pergunta em Lc. 1:34 e depois a resposta do anjo no versículo 35:

Lc. 1:34-35 (ARC): E disse Maria ao anjo: Como se fará isso, visto que não conheço varão?

Maria quis saber o “como” e a resposta foi:

Lc. 1:35 (ARC): E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra...

O anjo respondeu simplesmente que viria sobre ela o Espírito Santo e a virtude do Altíssimo. Sem detalhes. Será que não nos frustraríamos com uma resposta dessa?

No VT aconteceu algo semelhante com Gideão em Jz. 6:15-16:

Jz. 6:15-16 (NTLH): Gideão respondeu: Senhor, como posso libertar Israel? A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa menos importante da minha família.

Novamente a pergunta “como” e a resposta foi:

Jz. 6:16 (NTLH) Mas o Senhor disse: Você pode fazer isso porque eu o ajudarei. Você esmagará todos os midianitas como se eles fossem um só homem.

Esqueça o “como” e simplesmente receba o Espírito Santo e a virtude do Altíssimo sobre sua vida! Esqueça o “como”! O Senhor lhe ajudará!

Prá quê saber os detalhes?

Jó 42:2-3 (ARC): Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido. 3 ... Por isso, falei do que não entendia; coisas que para mim eram maravilhosíssimas, e que eu não compreendia.

As coisas de Deus são maravilhosíssimas demais para tentarmos compreender!

III. DEUS SEMPRE DÁ PROVAS DE QUE ELE AGE!

Deus não deixa dúvidas de que está agindo. Sem você pedir, Ele mostra que está está agindo.

Lucas 1:36-37 (ARC): E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril. Porque para Deus nada é impossível.

Mas se você pedir, Ele também dará provas de que está agindo, como aconteceu com Gideão.

Jz. 6:36-40 (ARC): E disse Gideão a Deus: Se hás de livrar Israel por minha mão, como tens dito, eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e secura sobre toda a terra, então, conhecerei que hás de livrar Israel por minha mão, como tens dito. E assim sucedeu; porque, ao outro dia, se levantou de madrugada, e apertou o velo, e do orvalho do velo espremeu uma taça cheia de água. E disse Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez; rogo-te que só esta vez faça a prova com o velo; rogo-te que só no velo haja secura, e em toda a terra haja o orvalho. E Deus assim o fez naquela noite, pois só no velo havia secura, e sobre toda a terra havia orvalho.

IV. CREIA E SE SUBMETA À VONTADE DE DEUS!

Creia e permita que a Palavra de Deus se cumpra em sua vida! Maria creu e se colocou à disposição de Deus.

Lucas 1:38 (ARC): Disse, então, Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.
 

Faça tudo conforme o Senhor te ordenar!

Mateus 1:24 (NVI): Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa.

Você pode não saber para onde está indo e nem como será o caminho, mas sabe o final da história: pela fé você receberá o melhor de Deus, receberá sua herança e verá as promessas de Deus cumpridas em sua vida!

Hebreus 11:8 (ARC): Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
 

O Salmo 37:5 resume bem isso:

Sl. 37:5 (ARA): Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.

Entrega, confia e você receberá o “mais” de Deus!

V. PROCURE ESTAR COM PESSOAS QUE COMPARTILHAM DA MESMA VISÃO!


Na busca pelo “melhor” e pelo “mais” de Deus, junte-se a pessoas que compartilham da mesma visão que você. Pessoas que acreditam nas promessas de Deus e que buscam ao Senhor. Foi o que Maria fez ao procurar Isabel, sua prima.

Lc. 1:39-41 (ARC): E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá, e entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel. E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo.
 

Pessoas que compartilham da mesma visão de Deus para sua vida chorarão com você, orarão com você, jejuarão ao seu favor, vibrarão com suas conquistas! Ao estar com estas pessoas, você poderá sentir o mover e o fluir do Espírito Santo no seu interior.

Jônatas, filho do Rei Saul, tinha uma visão de conquista através do operar do Senhor. Perceba isso em 1 Sm. 14:6 e veja mais a frente, em 1 Sm. 18:3, a aliança entre Jônatas e o futuro Rei Davi:

1 Sm. 14:6;18:3 (ARC): Disse, pois, Jônatas ao moço que lhe levava as armas: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura, operará o Senhor por nós, porque para com o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos.

1 Sm. 18:3 (ARC): E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.

Voltando a Maria e Isabel, Maria acompanhou os 3 últimos meses de gestação de Isabel. Isto lhe proporcionou experiência para sua própria gestação.

Lc. 1:56-57 (ARC): E Maria ficou com ela quase três meses e depois voltou para sua casa. E completou-se para Isabel o tempo de dar à luz, e teve um filho.

Ande com quem pode lhe abençoar, ande com quem pode edificar sua vida!


Por Elzo Bertaze Junior
(Mensagem de 25/09/2011 na Igreja Missionária de Curitiba e 22/01/2012 na Igreja Missionária de S.J. Pinhais.)