segunda-feira, 6 de setembro de 2010

"Como e porque adorar e louvar a Deus" - Mensagem do Culto da Família de 05/09/2010

SALMOS 113:1-9

1. Como adorar?

a. Exalte o Nome do Senhor.

O versículo 1, "Louvai ao Senhor! Louvai, servos do Senhor, louvai o nome do Senhor.", nos remete a louvar o nome do Senhor. O nome do Senhor é poderoso. É o nome sobre todo nome. No nome Dele podemos expulsar demônios, falar em novas línguas, abençoar e tudo que pedirmos nos será concedido para Sua glória. Adore-o por isso!

b. Louve-o sempre e para sempre.

Os versículos 2 e 3 dizem: "Seja bendito o nome do Senhor, desde agora e para sempre. Desde o nascimento do sol até ao ocaso, seja louvado o nome do Senhor." Devemos adorar ao Senhor o dia todo, em todos os momentos e em todos os lugares. Devemos adorá-lo eternamente. O nosso louvor começa aqui na Terra e nunca terminará, pois continuaremos louvando a Deus nos céus.

2. Por que adorar? Porque Ele É!

a. Ele é sobre todas as coisas.

O versículo 4 diz: "Exaltado está o Senhor, acima de todas as nações, e a sua glória, sobre os céus."

b. Ninguém é como Ele!

O salmista inicia seu questionamento a respeito da grandiosidade de Deus no versículo 5: "Quem é como o Senhor, nosso Deus, que habita nas alturas; ..." Há alguém como nosso Deus, o Criador de todas as coisas? Ele lhe criou. Louve-o por isso!

c. É um Deus que se interessa por nós.

Vemos essa característica de Deus no versículo 6: "... que se curva para ver o que está nos céus e na terra; ..." Você não é apenas mais um para Deus. Ele se curva, se "esforça" para lhe ver. Ele cuida de você. Adore-o por isso!

3. Por que louvar? Porque Ele FAZ!

a. Ele muda radicalmente situações.

Nos versículos 7 e 8 o salmista relata o poder transformador de Deus: "... que do pó levanta o pequeno e, do monturo, ergue o necessitado, para o fazer assentar com os príncipes, sim, com os príncipes do seu povo;..." Este é o Deus que pode lhe tirar da pior das situações e lhe colocar em posição de honra junto aos príncipes deste mundo. Louve-o por isso!

b. Ele faz com que você seja aceito.

O versículo 9, último deste salmo, é tremendo! Ele diz: "... que faz com que a mulher estéril habite em família e seja alegre mãe de filhos? Louvai ao Senhor!" A mulher estéril, antes de receber o milagre da maternidade, precisa ser aceita; precisa encontrar um esposo, alguém que lhe aceite e creia que pode formar com ela uma família. Esta é a condição que Deus lhe coloca: ACEITO pelas pessoas à sua volta! Louve-o por isso!

c. Ele faz o improvável e o impossível.

Além de fazer com que a mulher estéril seja aceita em família, o versículo 9 nos mostra que Deus faz com que ela seja mãe de filhos. Deus acaba com as áreas estéreis da sua vida! Seja PRODUTIVO e louve a Deus por isso!

d. Ele faz você feliz!

Ainda no versículo 9 vemos que Deus faz com que a mulher estéril seja aceita e habite em família, acaba com sua esterilidade e mais: faz com que ela seja uma ALEGRE mãe de filhos. Deus lhe abençoa milagrosamente e lhe dá alegria. LOUVAI AO SENHOR!

Por Elzo Bertaze Junior

Um comentário:

Consultora em Educação disse...

Ministro de música


1. Toda pessoa tem o sagrado direito de frequentar os cultos e atividades da igreja e de sentir-se muito feliz, sereno, confortado, em qualquer idade.

2. O ouvido tem alta sensibilidade e suporta confortavelmente, por uma, duas horas, no máximo, 50 decibéis. Passou disso, além do mal que faz à saúde, incomoda muito.

3. Todo instrumento pode ser usado no louvor, mesmo sabendo que há aqueles próprios para o culto.

4. Culto não é show.

5. Não existe hino ou música velhos.

6. É preciso selecionar hinos próprios para cada ocasião, com mensagem, poesia, melodia, harmonia, ritmo. Ritmos assincrônicos desorganizam a química cerebral. Derrubam pessoas e até muros. Josué 6:20 Juízes 7:18

7. Fundo musical durante o culto não pode interferir, desconcentrar, incomodar; use-o com muita inteligência. Ninguém suporta um teclado dedilhado pra lá e pra cá, aleatoriamente. Se for um hino próprio para a ocasião, baixinho, tudo bem, mas notas soltas...nem pensar.

8- A música tem o poder de mobilizar as estruturas mentais.


9- Culto animado não é sinônimo de barulho. Reverência, participação, adoração, comunhão, consagração, dedicação, apontam para o equilíbrio. O templo não é um lugar sombrio, triste, com silêncio sepulcral, é um espaço de alegria, louvor, transformação, decisões.


10- Se você faz parte da equipe de músicos, nunca fique se distraindo e brincando com os instrumentos no altar, após o culto.

“E Quenanias, príncipe dos levitas, tinha cargo de entoar o canto; ensinava-os a entoá-lo, porque era entendido nisso.” 1º livro de Crônicas 15.22.


Ivone Boechat