segunda-feira, 23 de julho de 2012

Entregue-se e será marcado! - Marcos 14:3-9

3 Estando Jesus em Betânia, reclinado à mesa na casa de um homem conhecido como Simão, o leproso,aproximou-se dele certa mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela quebrou o frasco e derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus. 4 Alguns dos presentes começaram a dizer uns aos outros, indignados: "Por que este desperdício de perfume? 5 Ele poderia ser vendido por trezentos denários, e o dinheiro dado aos pobres". E a repreendiam severamente. 6 "Deixem-na em paz", disse Jesus. "Por que a estão perturbando? Ela praticou uma boa ação para comigo. 7 Pois os pobres vocês sempre terão consigo, e poderão ajudá-los sempre que o desejarem. Mas a mim vocês nem sempre terão. 8 Ela fez o que pôde. Derramou o perfume em meu corpo antecipadamente, preparando-o para o sepultamento. 9 Eu lhes asseguro que onde quer que o evangelho for anunciado, em todo o mundo, também o que ela fez será contado em sua memória". Mc. 14:3-9 (NVI)

I. Apresente-se ao Senhor com o seu melhor.

O texto que lemos em Mc. 14:3-9 nos mostra 4 passos para nos apresentarmos a Deus:

... aproximou-se dele certa mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela quebrou o frasco e derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus. Mc. 14:3 (NVI)

Como sempre digo, gosto muito da riqueza de detalhes com que os fatos na Bíblia são narrados. Quero crer que esses detalhes não são inseridos em vão. Nosso Deus é um Deus de detalhes! E Ele nos fala através destes detalhes.

O que é o alabastro? É um pote feito de uma pedra somente encontrada nas imediações de uma cidade egípcia chamada Alabastron, semelhante ao mármore, mas mais maleável e modelável.

O que é o nardo? É um bálsamo feito da raiz de uma planta rara da Índia (Nardostachys jatamansi) que crescia nas montanhas do Himalaya.

Nossas vidas são como um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro, feito de nardo puro. Cada um de nós somos únicos para Deus. Cada um de nós temos nossa própria identidade. Somos mais que raros! E nossas vidas são frágeis e modeláveis.

Sendo assim, como devemos nos apresentar a Deus?

6 Com que me apresentarei ao Senhor e me inclinarei ante o Deus Altíssimo? Mq. 6:6 (ARC)

a. Consagre o que você tem de mais precioso.

O perfume derramado sobre Jesus podia ser vendido por 300 denários. O denário era o salário pago por um dia de trabalho a um trabalhador comum. Ou seja, o perfume custava algo em torno de 1 ano de trabalho.

Mas não vamos levar em conta o valor monetário deste perfume, mas o valor que representava para essa mulher.

Em outra ocasião, certa mulher entegou a única moeda que tinha e Jesus considerou a intenção do coração: apesar de ser uma única moeda, ela deu tudo que tinha.

E o que temos de mais precioso para entregar? As nossas vidas! Essa deve ser a intenção do nosso coração!

15 Porque somos como o cheiro suave do sacrifício que Cristo oferece a Deus, cheiro que se espalha entre os que estão sendo salvos e os que estão se perdendo. 2 Co. 2:15 (NTLH)

b. Tenha um coração puro.

O perfume muito caro era feito de nardo puro. Temos que procurar ter sempre puro o nosso coração.

10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. Sl. 51:10 (ARC)

3 Quem subirá ao monte do Senhor ou quem estará no seu lugar santo? 4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Sl. 24:3-4 (ARC)

c. Quebrante-se diante de Deus.

A mulher citada no texto principal, Maria, irmã de Marta e Lázaro, quebrou o frasco. Na verdade quebrou o lacre o frasco.

Devemos romper todas as barreiras e nos quebrantar diante de Deus!

18 Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito. Sl. 34:18 (ARC)

18 O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração. Lc. 4:18 (ARC)

d. Derrame-se na presença de Deus.

Maria depois de quebrar o frasco, derramou o perfume sobre Jesus.

19 Levanta-te, clama de noite no princípio das vigílias; derrama o teu coração como águas diante da face do Senhor... Lm. 2:19 (ARC)

Por que não derramarmos o nosso coração como águas diante da face do Senhor? Quando a água é derramada ela vai ao chão e se espalha... Imagine-se se derramando desta forma diante do Senhor! Que unção! Quão tremendo não é isso!?

8 Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio. Sl. 62:8 (ARC)

II. Dê a Deus o devido valor.

4 Alguns dos presentes começaram a dizer uns aos outros, indignados: "Por que este desperdício de perfume? 5 Ele poderia ser vendido por trezentos denários, e o dinheiro dado aos pobres". E a repreendiam severamente. Mc. 14:4-5 (NVI)

Judas Iscariotes foi quem se colocou desta forma contra Maria.

4 Mas Judas Iscariotes, o discípulo que ia trair Jesus, disse: 5 — Este perfume vale mais de trezentas moedas de prata. Por que não foi vendido, e o dinheiro, dado aos pobres? Jo. 12:4-5 (NTLH)

Esse mesmo Judas que disse ser um desperdício derramar sobre Jesus um perfume que custava 300 moedas de prata, o vendeu por bem menos, por 30 moedas de prata.

14 Então um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi falar com os chefes dos sacerdotes. 15 Ele disse: — Quanto vocês me pagam para eu lhes entregar Jesus? E eles lhe pagaram trinta moedas de prata. Jo. 12:14-15 (NTLH)

Que contradição de valores!

Mas esta questão de valores em dinheiro não é nada.

1 Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Sl. 24:1 (ARC)

Mais uma vez vemos a intenção errada do coração. Devemos nos entregar totalmente ao Senhor, com tudo o que somos e tudo o que temos.

2 Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome; adorai o Senhor na beleza da sua santidade. Sl. 29:2 (ARC)

36 Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém! Rm. 11:36 (ARC)

III. Não perca a oportunidade de estar na presença de Deus.

6 "Deixem-na em paz", disse Jesus. "Por que a estão perturbando? Ela praticou uma boa ação para comigo. 7 Pois os pobres vocês sempre terão consigo, e poderão ajudá-los sempre que o desejarem. Mas a mim vocês nem sempre terão. 8 Ela fez o que pôde. Derramou o perfume em meu corpo, preparando-oantecipadamente para o sepultamento. Mc. 14:6-8 (NVI)

Maria considerou estar com Cristo enquanto era tempo. e nós também não podemos perder as oportunidades que nos são dadas de estar na presença de Deus, de estar na Casa de Deus.

10 Porque vale mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil. Preferiria estar à porta da Casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade. Sl. 84:10 (ARC)

Moisés não queria se apartar da presença de Deus. Ele declarou que a presença de Deus é que mostraria que eram diferentes dos outros povos da terra.

14 Deus disse: — Eu irei com você e lhe darei a vitória. 15 Então Moisés respondeu: — Se não fores com o teu povo, não nos faças sair deste lugar. 16 Como é que os outros povos poderão saber que estás contente com o teu povo e comigo, se não fores conosco? A tua presença é que mostrará que somos diferentes dos outros povos da terra. Ex. 33:14-16 (NTLH)

IV. Fazendo tudo isso, sua vida será marcada para sempre.

O ato extravagante de adoração de Maria, que pôde ter sido interpretado por muitos como loucura, marcou para sempre sua vida. Jesus declarou que o que ela fez seria contado em sua memória em todo o mundo.

9 Eu lhes asseguro que onde quer que o evangelho for anunciado, em todo o mundo, também o que ela fez será contado em sua memória". Mc. 14:3-9 (NVI)

Deus quer escrever um livro como memorial na sua presença acerca dos que o temem, honram o seu nome e entregam-se totalmente a Ele!

16 Depois aqueles que temiam ao Senhor conversaram uns com os outros, e o Senhor os ouviu com atenção. Foi escrito um livro como memorial na sua presença acerca dos que temiam ao Senhor e honravam o seu nome. 17 "No dia em que eu agir", diz o Senhor dos Exércitos, "eles serão o meu tesouro pessoal. Eu terei compaixão deles como um pai tem compaixão do filho que lhe obedece. 18 Então vocês verão novamente a diferença entre o justo e o ímpio, entre os que servem a Deus e os que não o servem. Ml. 3:16-9 (NVI)

Entregue-se totalmente ao Senhor e será marcado para sempre!


*** Mensagem de 22/07/2012 na Igreja Missionária do Boqueirão - Elzo Bertaze Junior

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.