quinta-feira, 19 de julho de 2012

VISÃO E PROVISÃO - Marcos 10:46-52

Este texto descreve a história do cego Bartimeu que mendigava na beira do caminho até que ouviu que Jesus passava e começou a clamar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" Muitos mandavam ele se calar, mas ele insistia em clamar.Jesus ordenou que o chamassem. Bartimeu levantou-se desfazendo de sua velha capa.Jesus perguntou: "Que queres que te faça?" Ele respondeu: "Mestre, que eu veja!" E ele foi curado de sua cegueira pela sua fé.

Muitos estão na mesma situação de Bartimeu: cegos e miseráveis! Cegos, sem VISÃO. Miseráveis, sem PROVISÃO.

O deus deste século, Satanás, tem cegado o entendimento das pessoas (2 Co. 4:4) e, por falta de visão têm perdido o foco, perdido seu alvo, suas metas e propósitos.

A VISÃO desenha o ALVO, acende e alimenta a CHAMA INTERIOR e nos impulsiona para atingir a nossa META. (John Maxwell)  

Ap. 3:15-17 diz que a igreja de Laodicéia se tornou desgraçada, miserável, pobre, cega e nua quando se tornou morna, nem fria e nem quente. Sua chama se apagou e sua visão cessou.

Podemos relacionar a VISÃO ao SER e a PROVISÃO ao TER.

É muito melhor ser do que ter! Quando você É, você pode TER. Mas, quando você se prende ao TER, você nem sempre É. E para os outros você só É enquanto TEM.

Como podemos recuperar a visão e a provisão?

1) OUÇA!

Bartimeu primeiramente ouviu que era Jesus. João na Ilha de Patmos em Ap. 1:10-11 ouviu uma voz que dizia: "O que vês, escreve." Primeiro ouviram, depois viram!

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.(Rm. 10:17)

2) PERSISTA!

Quando repreendiam Bartimeu, ele clamava mais ainda, até que Jesus lhe atendeu.

Hb. 12:1 diz que devemos nos livrar de tudo o que nos atrapalha e correr com perseverança a corrida que nos é proposta".

Temos que insistir: pede para receber, buscar para encontrar e bater para se que se abra (Mt. 7:7-8).

3) DESFAÇA DA VELHA CAPA!

Bartimeu se desfez da velha capa, talvez suja e fedida, para seguir a Jesus.

Devemos nos despojar do velho homem que se corrompe pelas concupiscências do engano e nos revestir do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade (Ef. 4:22-24).

4) Por fim... VEJA!

A fé salvou e curou Bartimeu da cegueira.

"A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos." (Hb. 11:1)

A fé nos proporciona a visão daquilo que não vemos com nossos olhos carnais. E, se vemos com os olhos da fé, conquistamos grandes coisas; conquistamos o que Deus tem de melhor para nós!

Abraão, nosso pai na fé, viu duas  cenas grandiosas: grãos de areia e estrelas que não podia contar. E assim foi sua descendência, conforme a promessa de Deus, por causa da sua fé.

Aquilo que você consegue VER, será o que você vai CONSEGUIR! (John Maxwell)


*** Resumo da Mensagem "VISÃO E PROVISÃO" - 17/06 - Elzo Bertaze Junior

Nenhum comentário: